domingo, 11 de setembro de 2011

REFLEXÃO


Atos 1:8 - “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra.”

Já que falamos dos 4 primeiros evangelhos, então vamos navegar pela bíblia. Atos dos Apóstolos é o próximo livro. Escrito por Lucas e abrange cerca de 28 anos de história. Começa com a ascenção de Cristo e termina na prisão de Paulo em Roma. Tem 28 capítulos, sendo que os 12 primeiros fala bem sobre a pregação de Pedro e os outros 16 da pregação de Paulo. Passa pelos milagres dos discípulos, pelo martírio de Estevão, pela conversão de Paulo e consequentemente pelas viagens missonárias de Paulo que ia pregando o evangelho onde passava. Particularmente eu gosto muito da ousadia de Paulo porque ele sabia avaliar seu público muito bem e era inteligente o suficiente para colocar em prática o versículo mencionado acima (alguns esperam o poder descer não sei de onde, outros, se dispõe e seguem adiante e o poder lhes é dado para a pregação, mas isso é uma outra história... será?).
Antes de continuar, quero fazer um parênteses. Há 11 anos atrás, em um acampamento de carnaval da igreja, eu cheguei para o pastor e disse que iria largar a engenharia para fazer teologia. Ele retrucou que se eu fizesse isso pararia de falar comigo. Achei grosseiro e insiste na próxima pergunta... “Mas porque?” E ele respondeu: “porque “você” como engenheiro entrará em lugares que, eu como pastor, não poderia entrar”. Aceitei sua resposta como “ordem” e a cumpri. Depois da engenharia fiz outras 2 faculdades, mas isso não vem ao caso. Fecha parênteses e voltemos a Atos....
Uma das pregações de Paulo que mais admiro foi em Atenas (Atos 17), Grécia, onde viviam os pensadores e filósofos da antiguidade, pessoas que questionavam tudo, mas Paulo, tendo um histórico favorável, pregou diante deles e despertou a curiosidade dos mesmos. Foi levado a um lugar chamado Aerópago para discutir suas idéias. Primeiro, Paulo exaltou toda a sua religiosidade e observando ao redor, viu a existência de um “Deus desconhecido” e disso, fez sua pregação, que ele queria falar sobre esse Deus. No final, uns creram, outros ficaram em dúvida... Para pensadores donos de si, considero isso uma vitória para Deus.
Mas o que isso tem em comum com que fazemos? Sou um profissional, que além de outras atividades, preciso utilizar de alguns recursos para treinamento. A Bíblia não fica de fora e esta semana que passou, dei treinamento quase todos os dias e usei um dos trechos da Bíblia como exemplo para fazer um paralelo com a busca da excelência no trabalho. Falei sobre a “Parábola do Bom Samaritano”, onde um senhor da lei procura Jesus e pergunta como ele herdaria a salvação... e Jesus disse que ele... blá blá blá (vá até Lucas 10 e descubra). No final, Jesus disse “Vai e procede tu de igual modo”. No treinamento, as pessoas já sabiam como atingir o padrão alto de excelência em sua atividade, mas esperavam que alguém fizesse isso por elas. Foi uma forma de falar sobre a Bíblia, incentivá-los a lê-la e fazer o paralelo com o trabalho, pois é trabalho que estamos falando e não pregação (ou o contrário? rs), mas aproveitei a oportunidade para ir até os “confins da terra”, levando a palavra para eles. Por curiosidade, em cada sessão de treinamento, sabe quantas pessoas já haviam lido a Bíblia? Nenhuma. Sabe quantos conheciam a parábola? Quando muito, uma por sessão. Como eu sabia que o jargão “bom samaritano” todos conheciam, eu usei isso como ponto de intersecção entre os dois assuntos, assim como Paulo usou o Deus desconhecido.
Percebe que, se eu esperar o poder do Espírito “descer” para fazer algo, Jesus volta e não fiz o meu papel de cristão de ir e pregar o evangelho. Mas se eu me dispor a ir e pregar, o Espírito estará por lá. Por isso que eu vou até você por meu do email. Será que se eu esperasse ver você de frente, ou em uma igreja, você pararia para me ouvir? Deus seja louvado porque você pelo menos você leu a Reflexão desta semana. Se você leu e parou para pensar, já valeu a pena. Se você for até a bíblia conferir os capítulos e versículos que deixei propositalmente para você checar, melhor ainda. Se você pensou em fazer o mesmo... o Espírito estará contigo, tenha certeza disso.

BISPO ANDRÉ AZEVEDO

Sem comentários:

Enviar um comentário